Notícias

Escutas Setoriais indicam quais os problemas da mobilidade da RMBS

Primeira das atividades de participação social previstas no PRMSL-BS, as Escutas Setoriais aconteceram entre os dias 20 de agosto e 15 de dezembro de 2021. As reuniões ocorreram de maneira virtual devido à Pandemia de Coronavírus e foram coordenadas pela Agência Metropolitana da Baixada Santista – AGEM, em conjunto com as consultorias Setec Internacional, Setec Hidrobrasileira, Nodalis Conseil e Oficina Consultores, responsáveis pela elaboração do Plano.

As Escutas Setoriais foram compostas por uma série de reuniões com usuários de transporte, representantes de organizações da sociedade civil e do poder público – identificados previamente como públicos de interesse – tais como movimentos sociais, comissões, associações, ONG’s, conselhos, órgãos municipais, entre outros, com o objetivo de ouvir suas demandas, críticas e sugestões a respeito da mobilidade da região. Ao todo, foram realizadas 15 Escutas Setoriais, com mais de 100 participantes.

Além de coletar informações da sociedade para compor um pré-diagnóstico da mobilidade na Baixada Santista, as reuniões serviram como atividade de imersão temática para os consultores, contextualizando-os sobre os sistemas de transportes locais, os órgãos envolvidos na sua gestão e operação, as políticas urbanas e de mobilidade vigentes, o perfil dos usuários, as características operacionais das ofertas disponíveis, demandas, usos do solo, arranjos institucionais, entre outros pontos importantes. Assim, foi formado um grande panorama do setor de transportes e de urbanismo da metrópole, que serviu de ponto de partida para a elaboração do Plano e das investigações subsequentes que estão sendo realizadas através de pesquisas quantitativas e análises de fontes secundárias de informações.

Após a análise das Escutas, foram consolidados os principais problemas da mobilidade na RMBS, suas causas e efeitos, os pontos de maior relevância, bem como as concordâncias e discordâncias entre as visões dos diversos segmentos consultados. Estes apontamentos estão servindo como base para o planejamento e execução das outras atividades de participação social do PRMSL-BS, como o 1º Fórum Metropolitano de Mobilidade da Baixada Santista, que ocorreu no dia 20 de janeiro de 2021, além das Oficinas Temáticas, da Audiência Pública e do 2º Fórum Metropolitano, que acontecerão no decorrer de 2022.

 

Otávio SantanaEscutas Setoriais indicam quais os problemas da mobilidade da RMBS